O QUE SÃO GATILHOS MENTAIS ?
COMO AUMENTAR SUAS VENDAS USANDO GATILHOS MENTAIS
Bom te ver por aqui! Nesse artigo vou te explicar como alavancar seus resultados utilizando alguns dos principais gatilhos mentais.
ANTES DE MAIS NADA, O QUE SÃO GATILHOS MENTAIS?
Gatilhos mentais são estímulos que nosso cérebro recebe. Esses estímulos nos levam a uma tomada de decisão.
Geralmente, empreendedores e outros profissionais de várias vertentes do marketing utilizam esses gatilhos para tornar a tomada de decisão do potencial cliente favorável à compra do seu produto.
Por conta disso, lembre-se sempre que, mesmo trabalhando pela internet e, na maioria das vezes, mesmo não tendo contato face a face com as pessoas, elas continuam tendo emoções e estímulos emocionais que os influenciam ao tomar decisões.
Pensando nisso, os gatilhos têm papel fundamental durante esse processo.
ASSIM, OS GATILHOS AJUDAM A PERSUADIR O PÚBLICO ALVO A FIM DE TRANSFORMÁ-LO EM PÚBLICO CONSUMIDOR
Com toda certeza você que está lendo isso já foi persuadido por algum tipo de gatilho mental durante sua vida, tanto ao realizar uma compra quanto ao decidir ou não baixar um e-book gratuito.
Dessa forma, ao final da leitura, você se dará conta de como foi persuadido e também como poderá persuadir seus possíveis clientes a comprarem com você!
Além disso, você poderá começar a fazer uso desses gatilhos ainda hoje em suas estratégias de marketing! Mas, como usar os gatilhos mentais da maneira correta ao persuadir?
NÃO CONFUNDA PERSUASÃO COM MANIPULAÇÃO!
Há muitas pessoas que utilizam os gatilhos mentais de modo deturpado, com o objetivo de manipular, ou seja, forçar a pessoa a tomar uma decisão que ela não queria.
Em outras palavras, a manipulação pode se resumir em decidir algo “por livre e espontânea pressão”.
Isso devido ao fato de a pessoa em questão ter sido pressionada, manipulada, a fazer algo contra a sua vontade.
Porém, a persuasão é totalmente ética e aceitável, visto que apenas deixa claro para a pessoa como o produto/serviço/oferta soluciona um problema que ela já possui.
Isso envolve demonstrar como a vida do seu possível cliente será transformada positivamente ao adquirir o seu produto ou serviço.
Portanto, o uso dos gatilhos mentais é uma combinação incrível para os empreendedores digitais, podendo ser utilizada em diversas situações, sempre se baseando em argumentos lógicos, verídicos e comprovados.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DOS GATILHOS MENTAIS?
Além de mostrar que seu produto é a solução do problema do seu público alvo, como já citado, os gatilhos mentais também fazem com que a sua audiência interaja e engaje mais com você e com seu conteúdo.
Então, vamos conhecer sete principais gatilhos mentais.
OS SETE PRINCIPAIS GATILHOS MENTAIS
1 – ESCASSEZ
O gatilho da escassez transmite a ideia de quantidade limitada, dando à pessoa a ideia de que ela pode perder algo único, raro, se não tomar uma ação.
Um exemplo do uso do gatilho está na frase “ultimas 5 unidades no estoque, corra!”. Ou ainda: “os 100 primeiros que comprarem o treinamento receberão uma mentoria exclusiva.”
Esse gatilho é muito eficaz, uma vez que nós, consumidores, evitamos ao máximo o sentimento de frustração, por ter perdido algo que era único, uma raridade.
No caso desse gatilho, o ditado popular “só dar valor quando perde” resume bem o sentimento que as pessoas procuram evitar.
O gatilho da escassez tem que ser usado com veracidade, se disser que o produto está escasso hoje , amanhã essa informação deve ser mantida.
Escassez quer dizer que o que está oferecendo é limitado em quantidade na oferta .
Exemplo: Os 100 primeiro que comprarem o treinamento receberão uma mentoria exclusiva.
2 – URGÊNCIA
Esse gatilho, diferentemente da escassez que tem a ver com a limitação de produto ou quantidades, se relaciona a limitação de tempo.
Nesse caso, o consumidor precisa realizar uma ação ou decisão de compra rápida se quiser obter determinado desconto ou condição especial.
É muito comum vermos esse tipo de gatilho em páginas de venda de produtos ou em datas comerciais como a Black Friday, quando anúncios do tipo “5 horas restantes com o desconto de 70%”, ou “desconto de 50% somente nas próximas 12 horas”.
A eficácia desse gatilho é incontestável, porque a maior parte da população se rende a propagandas desse tipo, uma vez que podem pensar :
“mesmo que eu não precise desse produto agora, vou precisar no futuro. Então, prefiro garantir agora com desconto”.
3 – AUTORIDADE
O gatilho mental da autoridade nada mais é do que provar que você e seu produto são referência no mercado, possuindo o melhor custo-benefício, melhor qualidade, ou maior entrega de conteúdo existente no seu ramo.
Porém, vale lembrar que, diferentemente do gatilho da urgência, que pode fazer com que o cliente tome ação em um curto período de tempo.
O gatilho da autoridade demanda um pouco mais de tempo para ser consolidado, uma vez que depende muito de como você se faz conhecido no mercado.
Portanto, para construir uma autoridade, ou um bom nome, no mercado, procure estar presente nas redes sociais, seja por meio de vídeos ou de conteúdos escritos, demonstrando seu nível de conhecimento e excelência.
4 – RECIPROCIDADE
Caso não saiba, a palavra reciprocidade transmite a ideia de troca, cooperação mútua.
Tendo isso em mente, o gatilho da reciprocidade consiste em oferecer um conhecimento valioso de forma gratuita para o público, para que depois ele demonstre sua gratidão comprando com você.
Por exemplo, suponha que você trabalhe no nicho de emagrecimento e seja afiliado de um curso sobre emagrecer sem ir à academia.
Então uma pessoa se interessa pelo curso, mas não tem dinheiro suficiente para adquirir naquele momento.
Você então disponibiliza um e-book gratuito com algumas receitas saudáveis a ela e isso desperta nela um sentimento de gratidão pela sua atitude.
Posteriormente, quando essa pessoa conseguir levantar o dinheiro para comprar o curso, ela certamente se lembrará de comprar com você, já que você a ajudou quando ela precisava.
Notou? Esse gatilho pode ser ativado ao disponibilizar um e-book, uma aula gratuita, ou um minicurso à sua audiência.
Mas lembre-se que, mesmo sendo grátis, o material precisa ter valor prático e um conteúdo transformador.
5 – PROVA SOCIAL
O gatilho da prova social é o que mais influencia no processo final de decisão de compra.
Ele se baseia e depoimentos reais de pessoas que já consumiram o produto/serviço que você divulga.
Por isso é tão importante que você mostre para o seu possível cliente o que pessoas que já adquiriram seu produto disseram sobre ele.
Assim, ele terá um respaldo maior e se sentirá mais propenso a comprar.
6 – COMPROMETIMENTO
O comprometimento é um gatilho mental poderoso, até porque exige que você seja verdadeiro quanto ao seu produto.
Dessa forma, se ao vender você promete que o produto resolverá o problema da pessoa, você pode garantir que, caso isso não aconteça, a pessoa poderá pedir seu dinheiro de volta.
Portanto, ambos os lados se comprometem.
7 – CURIOSIDADE
Seja criativo ao usar o gatilho da curiosidade, porque em geral, as pessoas são curiosas.
Um exemplo disso é se você receber um envelope escrito “não abra”, com certeza você ficará tentado a fazer o contrário e abri-lo não é mesmo?.
FAÇA BOM USO DO GATILHOS MENTAIS NA SUA ESTRATÉGIA!
Comece hoje mesmo a aplicar gatilhos mentais em suas estratégias de marketing, isso fará com que suas vendas aumentem e você tenha maiores resultados!
Beijos,
Até o próximo artigo.
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