COMO CRIAR UM E-BOOK PASSO A PASSO

COMO CRIAR UM E-BOOK PASSO A PASSO

COMO CRIAR UM E-BOOK PASSO A PASSO

Olá! Bom te ver por aqui de novo! Esse artigo não será mais um dentre os vários outros artigos com passo a passo que você encontra por aí. Acima de tudo, vou te mostrar de forma  simples como criar seu próprio e-book passo a passo de forma descomplicada.

 Com seu e-book criado poderá atrair ainda mais leads para sua lista de e-mails e assim aumentar suas vendas, além de que ao elaborar seu  e-book, sua audiência entenderá que você é um especialista  no assunto. 

Sabendo da importância de um e-book em seu negócio, vamos colocar a mão na massa ?

 Então, vamos lá.

QUAL TEMA ABORDAR NO MEU EBOOK?

Sei que existe muitas  dúvidas quanto ao   assunto a ser abordado no e-book .Para saber qual tema abordar, é preciso antes de tudo saber para quem você está criando o seu livro digital.

Descreva antes da escolha do tema, quais os maiores anseios do seu possível leitor, falemos sobre isso no decorrer do artigo de forma mais detalhada.

Lembre-se que, ao escrever um e-book, se seu principal objetivo é usá-lo como “isca digital”, entregando ao visitante do seu blog ou rede social , faça com excelência utilize uma  informação mais extensa e detalhada, que realmente seja útil para ele. Em troca, ele disponibilizará um dado de contato, como e-mail ou número de telefone, para que, podendo futuramente  se tornar seu cliente em potencial.

Pense na sua persona!

Acima de tudo, para que seu conteúdo realmente tenha valor, é preciso ter em mente a quem seu e-book se destinará, ou seja, quem será sua persona e quais são as “dores” e “desejos” dela.

Dessa maneira, você terá mais assertividade na entrega de um conteúdo que seja realmente transformador.

Como escrever um e-book que ajude sua persona?

Primeiramente, caso não saiba, persona é a definição fictícia do seu público-alvo. Um exemplo de persona para um blog de emagrecimento poderia ser: Karina, 25 anos, mora em São Paulo, capital, tem 2 filhos e trabalha fora. Ela quer muito emagrecer, porém não tem tempo disponível para ir à academia, e sempre compra fast food por conta da correria.

Resumindo: a persona é essencial.

Percebeu? Nesse caso citado, uma “dor“, ou dificuldade, que Karina possui é a falta de tempo para ir à academia e para cozinhar alimentos saudáveis.

Inúmeras pessoas como Karina se interessariam por um e-book objetivo e curto, ensinando exercícios e receitas simples que demandam pouco tempo.

Como estruturar seu e-book

Para estruturar um e-book de modo profissional, é só seguir o passo a passo abaixo!

1º Passo: Título

Pense em um título atraente e que desperte a curiosidade das pessoas, sem ser sensacionalista ou mentiroso.

É essencial lembrar sempre e deixar bem claro no título o que a pessoa aprenderá ao ler seu e-book. Com isso, ela poderá discernir facilmente se a informação apresentada será útil para sua vida, ou não.

Outra dica, é analisar outros títulos de e-books do seu nicho para se inspirar (e não copiar!).

Se quiser, poderá se inspirar nesses dois títulos que desenvolvi:

  • “Descubra de uma vez por todas como emagrecer em 90 dias”;
  • “Aprenda agora a ganhar dinheiro online sem investir”.

2º Passo: Conteúdo do e-book

Ser familiarizado com o tema não é uma garantia de conteúdo bom!

Por conta disso, sempre será necessário:

  • pesquisar e estudar o tema (se quiser, leia artigos relacionados com o tema!);
  • se certificar que está sendo didático;
  • assistir vídeos que abordem o tema (se inspire com as idéias que absorver!);
  • nunca se esqueça de oferecer um conteúdo de qualidade, que realmente ajude quem for receber seu e-book!

É muito importante que o conteúdo do seu e-book não seja composto por grandes blocos de texto que dificultam a leitura. Sempre que possível, insira uma imagem (que contenha uma resolução boa) relacionada ao assunto abordado!

Use o corpo do texto para comentar sobre o seu produto!

Além das imagens, nada impede que você, no decorrer do texto, faça rápidas referências ao seu produto. Porém, não use isso como desculpa para fazer do seu e-book, que deveria ser uma fonte de conhecimento para quem lê, uma panfletagem virtual.

É muito importante dar atenção a esses aspectos!

3º Passo – Organizando as páginas

Não muito diferente de um livro físico, seu e-book também será estruturado com capa, descrição sobre o autor, índice (sumário), conteúdo, e rodapé.

Por essa razão, vamos falar um pouco sobre como desenvolver uma capa atraente e que transmita profissionalismo.

Como fazer a capa do seu e-book

Existem muitas maneiras de criar uma capa para seu e-book. Porém, o modo que eu mais recomendo é utilizar a ferramenta gratuita Canva, uma plataforma de design gráfico fácil de mexer e muito intuitiva.

Para acessar tal ferramenta online, é só clicar aqui, ela é oferecida na versão gratuita na qual existem um leque de possibilidades para deixar seu e-book profissional

Vale lembrar que existem muitos templates prontos debaixo do tema “Capa de e-book” que você poderá usar. Porém, é importante que você não se esqueça de editar e personalizar o template de acordo com seu nicho e o tema do seu e-book. Assim, recomendo que coloque uma imagem de boa qualidade de fundo e um fonte legível na capa, para que seu e-book pareça o mais instigante e profissional possível.

O próximo passo é o sumário do seu e-book

Essa será a terceira página, e ela deve conter os capítulos, e as suas respectivas páginas. Para encontrar um formato que você goste, veja o sumário de alguns livros e artigos para se inspirar. É importante que o sumário seja visualmente apresentável.

Por último, crie seu cabeçalho e rodapé

Buscando uma organização, enumere as páginas do seu e-book (isso também fará com que o leitor se situe no decorrer da leitura).

Logo após, coloque seu nome (pode ser seu nome de usuário nas redes sociais, ou mesmo a sua logo) no início (cabeçalho) ou no final (rodapé) de cada página.

4º Passo: Use essa dica bônus que vou te dar!

Sempre tenha em mente que são inúmeras as ferramentas que te auxiliarão na criação do seu e-book (as minhas preferidas são o Word e o Canva!). Segue uma lista de algumas ferramentas que facilitarão sua vida:

FERRAMENTAS PARA CRIAÇÃO DO SEU E-BOOK 

Trakto

Word

Google docs

PowerPoint

A título de conclusão, criar um e-book não é um bicho de sete cabeças e, ao executar todos esses passos, terá sucesso na sua jornada. Antes de nos despedirmos, quero te presentear…

Um presente para você

 

Para aprender o melhor método para iniciar um negócio online de sucesso, basta preencher esse formulário e receber meu e-book gratuito! E caso já tenha seu negócio online, essas dicas poderão ajuda-lo na sua jornada!

Beijos,

Até o próximo artigo.

"DEDIQUE -SE AO MAXIMO EM TUDO QUE FIZER "
Débora Santos
deedigital

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